sexta-feira, 27 de abril de 2012

O dia que não fui "bem vindo" em uma igreja

Tinha acabado de me converter, ter minhas primeiras experiências com DEUS, estava naquele estado de "querer mais", provar mais daquele mover, daquilo que para mim era novo, era empolgante!

Sendo assim, eu e a Aline (minha namorada), éramos praticamente caçadores de DEUS, onde tinha um culto, onde tinha uma vigilia, ali estava eu e ela! Convidou a gente para uma oração? Já era, a gente estava lá.

Em uma dessas vezes, fui convidado por um amigo para uma vigilia, em uma igreja em Jandira, que segundo ele seria "fogo puro"! É claro que eu e a Aline topamos!

Chegando lá, vi que era uma igreja pequena, e daquelas mais tradicionais, entendam tradicionais como "homem de um lado, mulher do outro, homem de terno, mulher de saia e cabelo cumprido", não vou citar o nome da igreja porque meu objetivo não é julgar, causar confusão e sim apenas contar o que aconteceu comigo, também respeito as igrejas que tem esses costumes, mas isso tratamos em um outro post.

Eu não estava de terno, minha namorada também não estava de saia, estavamos vestidos normalmente, calça, blusa, nada que despertasse o minimo de atenção ou espanto.

Ao chegar na porta da igreja, uma "irmã" questionou eu e meu amigo, quase que num tom de porteiro de balada:

- Quem são vocês!?

Respondemos nossos nomes. Então ela disse:

- E vocês são o quê?

Pensei "será que ela quer saber minha profissão?".
Meu amigo então falou que era visitante, e que soube da vigilia, e ela cortando, disse:

- Tá mas vocês são o quê?

Aquela pergunta sendo feita insistentemente, rodeado de no minimo umas 10 ou 15 pessoas, estava deixando a situação constrangedora e até irritante. Meu amigo então de certa forma se exaltou, questionou a mulher sobre o que ela queria saber e ela então explicou:

- Quero saber se vocês são obreiros, pastores, diáconos, enfim são o quê???

Vamos pensar, desde quando, para eu entrar na casa do meu pai, a casa de DEUS, eu tenho que mostrar meu crachá?????

Enfim conseguimos entrar depois de passar pela "segurança da porta", já se percebia um clima de " o que vocês tão querendo aqui"?

Entramos na igreja, homens de um lado, mulher do outro, ok, a igreja estava lotada, não havia lugares para sentarmos entre os homens, e claro que não sentariamos no meio das mulheres, apesar de não ser biblico nem nada, claro que iriamos respeitar o costume da igreja, as meninas sentaram no lado das mulheres, e nós vimos então um banco lateral vazio, que não ficava nem na parte dos homens nem das mulheres, perguntamos a um obreiro, se poderiamos sentar ali e ouvimos a resposta que SIM.

Sentamos, meu amigo começou a orar, quando de repente vejo um alvoroço lá no púlpito, e todos olhavam para nós, eu já pensei pronto agora vão expulsar a gente daqui, eles olhavam para nós como se fossemos o próprio diabo, entrando na igreja para arruinar a vigilia "abençoada" que estava prestes a começar. Nisso um senhor desceu do púlpito, veio até nós, nos dizendo que não poderiamos sentar ali, e toda a igreja, não olhava mais para o Pastor, a atenção era toda em nós.

Percebemos claramente que não éramos bem vindos ali, simplesmente achamos melhor ir embora.

Meu amigo, "crente véio", ficou inconformado, pensando que eu novo convertido, poderia ter sido afetado com aquilo.

Muito pelo contrário, DEUS falou muito comigo naquela noite, naquele dia entendi que se um dia eu tivesse um ministério, fizesse algo para DEUS, seria algo totalmente diferente daquilo, como pode simplesmente pessoas somente por não estarem com uma roupa determinada ou seguirem certos padrões, serem tratadas assim dentro de uma igreja???? Não é a igreja quem tem que acolher a todos!? Dar o testemunho a toda criatura, estando ela de terno ou não???

O que Jesus disse:

"Ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes". Mateus 9:12

"E ele, respondendo, disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel".
Mateus 15:24

Esses versículos, não devem ser muito lidos nessa igreja.

Imaginei um jovem, passando em frente a essa igreja, sente algo, um mover, DEUS toca o seu coração para entrar e ouvir sua palavra, bom talvez ele não consiga pois está de boné e bermuda, e será barrado na porta, com isso talvez nunca mais bote o pé em um igreja evangélica e ainda dá o pésssimo testemunho para todos que quiserem ouvir.

Esse jovem poderia ter sido eu...graças a DEUS, consegui ver que tudo aquilo era uma ação do homem e não de DEUS...mas quantos não tem se perdido por conta de situações assim!?

Por isso que eu digo, grito, clamo seja você também  UM DIFERENTE CRENTE, diferente de tudo isso!!!

Bruno

6 comentários:

  1. Que situação hein, constrangedora! Mas voce usou bem a palavra: "Ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes". Mateus 9:12.
    È realmente isso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Pastor Alex, foi uma situação que nunca imaginei passar dentro de uma igreja! Um total absurdo! Infelizmente estamos cercados de igrejas assim, na minha visão segundo o evangelho, o correto seria, a igreja, pensar e agir de dentro para fora, ou seja da igreja para o mundo, buscar aqueles que estão perdidos, só que a maioria hoje pensa em agir na igreja dentro da igreja, ou seja, indo contra essa passagem: Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes...

      Excluir
  2. eu tbem tive uma experiencia parecida com essa na cidade de Natal-Rn, mas o Senhor nao faz acepção de pessoas, Crentes preocupados com o seu proprio umbigo, esquecendo do ide de Deus... mas Glória Deus por isso, vamos continuar fazendo nossa parte e principalmente agradar a Deus.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Missionária, disse tudo o importante é fazermos nossa parte e não olharmos para essas situações absurdamente ridiculas.

    Que DEUS te abençoe!

    ResponderExcluir
  4. olha interessante isso que aconteceu com vc,sou casa com um pastor ,uso calça comprida etc,meu esposo foi convidado para pregar em uma igreja na cidade de paiçandu no parana,eu fui de calça comprida,ele ja havuia dito ao irmao que eu louvava,olha chegaqndo la,nem me cumprimentaram na paz do senhor,nao me aprsentaram e nem sequer deixaram eu louvar,pois estava de calça comprida,achei aquilo um absurdo,so tem uma coisa eu nao piso la nesta igreja nunca mais.

    ResponderExcluir
  5. É ARIANE INFELIZMENTE MUITAS IGREJAS PERDEM MUITAS PESSOAS POR ESSAS QUESTÕES PEQUENAS E SEM SENTIDO, QUE EM NADA TEM A VER COM O REINO DE DEUS, E O EVANGELHO QUE JESUS NOS DEIXOU! QUE DEUS TE ABENÇOE.

    ResponderExcluir